domingo, 3 de julho de 2011

Os caminhos da vida

Muito tempo que não escrevo nada, e hoje me senti tocado a escrever sobre algo que acredito que vá ajudar muitas pessoas, ou às vezes uma só, não importa, já me sentirei honrado.
Coloque uma ou duas músicas calmas para ler isso, de acordo com sua velocidade de leitura, pois eu que acredito que as palavras entram mais em nossa alma de acordo com o ambiente que se instala a nossa volta.
Perdoem quaisquer erros, eu quero apenas passar uma mensagem, não conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Obrigado por tudo, e boa leitura.

Os caminhos da vida


Não existe melhor frase pra começar esse texto do que: "Deus escreve certo por linhas tortas"

Quantas vezes já não passamos por situações que logo de cara, no momento de impacto, achamos absurdas, imaginamos que nunca superaríamos, e até quem sabe não nos zangamos com Deus pela crueldade da vida.
São as mudanças bruscas da vida que provocam isso em nós, pois imagine você seguindo um caminho, o mais belo de todos, nele o Sol brilha, o perfume das flores lhe entorpece, e caminhar parece tão leve como as brancas nuvens que passeiam pelo céu...é inebriante! No começo você até olha aos lados e admira a paisagem, mas depois de um tempo ele é tão agradável que até disso você se esquece e olha apenas a frente, ansia por cada passo, tropeça em seu decorrer, mas ele é tão belo que continua após alternar um sorriso por uma breve lágrima, que é tão breve, tão breve...mas você sofre, e sofre horrendamente só de imaginar ter que mudar de caminho, e você sente, sente que morre por dentro quando é isso que a vida pede.
Na verdade ela não pede, você simplesmente descobre entre um passo e outro que seu pé já pousara no novo caminho, aquele que você não quer seguir, não adianta, você nem sabe como ele é, e também nem olha para ele direito, porque as lágrimas formam um véu diante de seus olhos e seu corpo insiste em se virar para aquele outro que ficou logo um passo atrás, antes da bifurcação que dele o tirou. A briga é inútil, não era mais um tropeço, era realmente a tal bifurcação, você não tem escolha a não ser seguir, mas você tenta, e tenta insistentemente mesmo sem conseguir dar um passo em direção a ele, continua tentando, e quem sabe até num momento de desespero pensa "e seu eu parar de andar?". É aí que surgem eles, aqueles para os quais você nem olhava mais pelo caminho, mas que estavam o tempo todo com você por ele, na paisagem, cada um brincando com suas vidas seus amores e suas dores: seus amigos e suas amigas. Lhe pegam pela mão e andam a seu lado, e você tenta convencê-los que quer voltar, que precisa voltar, porque estão indo pelo caminho errado, porque você está perdendo tempo, está perdendo as forças, está perdendo a vida. Os verdadeiros não soltam sua mão, e com a mesma paciência que um adulto explica algo para uma criança, ele lhe explica que não é possível, que ele até gostaria e faria qualquer coisa para lhe ajudar e fazer aquilo que você quer, mas nem ele, nem você, nem ninguém mais pode, é o novo caminho, é esse que deve seguir, e ele jura estar ao seu lado enquanto você fraquejar, enquanto seu corpo tentar se virar, e enquanto seus olhos insistirem em chorar, ele limpará a lágrima antes mesmo que ela toque o chão.
Depois de muito ou pouco tempo, pois isso depende da forma como você saiu do antigo caminho; você aos poucos começa erguer a cabeça novamente, e se surpreende ao perceber que se erguer demais sua visão se ofusca, porque lá está o Sol saindo por detrás das nuvens. Seu olfato começa identificar novos odores, todos suaves, e você percebe que o caminhar já não é arrastado, isso mesmo, suas pernas voltam a ter forças e seus pés ainda não são leves, mas tocam com firmeza o solo por onde andas. Começa sentir vontade de espiar a paisagem aos lados, e com notória surpresa, encontra ali coisas que lhe agradam; ali estão seus amigos e amigas, que largaram sua mão após ter certeza que você conseguia se manter em pé, porque sabiam que precisava se esforçar a fazer isso sozinho já que eles podem partir a qualquer momento; lá estão os animais correndo pelos campos e as flores se abrindo (magnífico, você volta sentir o cheiro das flores!); lá estão também pessoas que você ainda não conhecia, são novas no seu caminho, e mesmo assim já lhe olham com um sorriso no rosto, convidando você a sorrir também, o que você descobre que volta a ser fácil fazer.
Depois de passar por tudo isso você começa pensar: não é mesmo que Deus estava certo? Quase declarei guerra contra a vida, mil culpados por tudo tentei encontrar, como uma criança por muitas vezes me comportei, cheguei a pensar em parar de andar! Por que? Por que eu não dei logo o primeiro passo com vontade? Por que não acreditei no poder que Ele nosso Senhor tem de fazer as coisas da melhor maneira para todos nós?
Algumas você conseguirá ou ao menos tentará responder, mas a maioria delas eu tento agora.
Na dificuldade nosso pensamento não trabalha como nos momentos de felicidade, nossa fé se abala e nosso coração quase pede arrego. Mas não precisamos nos envergonhar, todos já passaram por isso e muitos ainda passaram, e está intrínseco ao ser humano errar, da mesma maneira que deve estar também o poder de se recuperar, de se reerguer e de dar a volta por cima.
Se você está andando por um belo caminho, também não precisa andar esperando pelo pior, mas ande como quem sabe que o futuro a Deus pertence, e que você precisa ter fé no seu poder, pois se for para você seguir por ele para o resto de sua vida e for isso que Ele tiver planejado para você, ninguém nesse mundo tem o poder de lhe tirar dele.
Se você começou agora um novo caminho e sofre por querer voltar pelo antigo, segure na mão de quem lhe oferecer, arranque forças de onde for preciso, force cada passo por mais doloroso que seja e que pareça que você está se distanciando, pois acredite: você está é chegando, está é alcançando um plano muito maior que a vida tem pra você, que Deus tem pra você. Não perca sua fé!
Já se você, começa a perceber que esse caminho novo que você segue, é belo e alegre, nunca o comparando ao antigo, pois cada um tem sua beleza e sua alegria; se você começa a notar que todos tinham razão, que a vida usa de maneiras às vezes até mesmo brusca para mudar você de rota, mas que sempre lhe guia na melhor direção; se você percebe tudo isso e muito mais, e sente um sorriso agora por saber disso, agradeça a quem lhe deu a mão, agradeça a quem hoje faz parte da felicidade do seu caminho, e agradeça principalmente a Deus, por tudo que ele tem feito por você.

Uma coisa na vida é certa: os caminhos podem ser diferentes, as dificuldades e as alegrias podem variar, mas enquanto houver fé, haverá esperança, e da esperança nascerá o amor, tão belo quanto o Sol nasce todos os dias.
Kayki Martins


Obrigado Deus pelo caminho que me deste.
Guia-me por ele como o pastor guia no campo suas ovelhas, e se um dia por acaso eu me desgarrar, busca-me e mostra-me mais uma vez o poder que tem o teu amor.


03/07/2011 - Kayki Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário